Saúde

Como combater os sintomas da menopausa?

Sempre que falamos de Menopausa, precisamos falar como o Tribulus Power é bom para diminuir os sintomas dessa condição que afeta todas as mulheres em determinado momento de sua vida. 

Como combater os sintomas da menopausa?

Mas para combater seus sintomas, é preciso saber o que é realmente a menopausa e seus sinais. 

Vamos ver isso ao decorrer da matéria!

O que é menopausa?

A menopausa corresponde ao período em que os ovários da mulher param de funcionar após o esgotamento normal do estoque de células reprodutivas femininas (“gametas”), os “oócitos”, dentro de cada ovário; ao contrário homens, nas mulheres, células reprodutivas são produzidas no feto, durante a “vida uterina”. 

Assim, desde o nascimento, as mulheres têm um estoque definido e não renovável de oócitos: a ”  reserva ovariana  “.

Quando não há mais ovócitos, não há mais ovulação (liberação de um ovócito a cada ciclo) e a secreção de hormônios sexuais (“estrogênios”) diminui gradualmente, portanto portanto, a parada característica das regras, o ciclo menstrual é interrompido.

No entanto, essa diminuição da secreção de estrogênio pode acompanhada de sinais de vários tipos percebidos como desagradáveis , é a “síndrome climatérica “.

Com o incrível aumento da expectativa de vida, o período em que uma mulher agora vive sem hormônios sexuais também está se prolongando (mais de 40 anos), o que não deixa de ter consequências.

Com que idade a menopausa começa?

Geralmente, o início da menopausa ocorre aos 50 anos .

Quando a menopausa chega antes dos 45 anos , isso é chamado de “menopausa precoce” resultante de insuficiência ovariana primária ou secundária (cirurgia, quimioterapia, etc.). 

Por outro lado, às vezes algumas mulheres começam a menopausa após 55 anos, falamos de “menopausa tardia”.

A idade de início da menopausa é condicionada pelo estoque de oócitos contido nos ovários (a “reserva ovariana”). Para se ter uma idéia da idade de início da menopausa, basta questionar as mulheres relacionadas à família, pois há uma parte da hereditariedade no fenômeno.

Quais são os sinais da menopausa?

A menopausa é caracterizada pela cessação da menstruação, na qual os sinais físicos e psicológicos são mais ou menos frequentes.

A cessação de períodos, cientificamente denominada “amenorreia“, é progressiva ao longo do tempo. Ao longo de vários anos, as regras secam, tornam-se menos abundantes, menos regulares com interrupções do ciclo, até desaparecerem completamente. 

Certos tipos de contracepção que contêm estrogênio sintético podem dificultar a avaliação do início da menopausa.

Os outros sinais da menopausa fazem parte do que é chamado de “síndrome climatérica”. Mais de 50% das mulheres experimentam ondas de calor, noturnas, às vezes acompanhada de insônia . 

No nível psicológico, os transtornos do humor podem aparecer acompanhados de ansiedade e irritabilidade.

Algumas mudanças podem ser vistas na própria pele. A pele perde elasticidade e tônus. A mucosa vaginal seca mais rapidamente porque as secreções se tornam escassas (secura vaginal), causando possível dor durante a relação sexual (dispareunia).

Ao mesmo tempo, o períneo relaxa e pode causar algum vazamento urinário ou fecal.

As articulações tornam-se mais frágeis e podem causar dor. Finalmente, sinais mais gerais provavelmente aparecerão como fadiga e dores de cabeça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *