Contas

Dicas para não atrasar a conta de água

A vida adulta nos obriga a assumir responsabilidades além de cuidar da casa, dos filhos, emprego e faculdade. 

Dicas para não atrasar a conta de água

As contas surgem em nossas vidas de forma tão natural que muitas vezes, sequer paramos para colocar na ponta do lápis tudo o que devemos. 

Essa falta de observação dos gastos, junto ao pouco conhecimento sobre finanças, faz com que muitos brasileiros andam na corda bamba com relação ao seu dinheiro, muitas vezes, finalizando o mês no vermelho. 

O maior problema para quem não sabe controlar os seus gastos, são as multas e juros pelo pagamento atrasado, a suspensão do serviço e o nome sujo. 

Nessa matéria, você irá conhecer diversas dicas para não atrasar a conta de água, e pode usar as mesmas dicas para qualquer outro gasto!

Organizando as finanças

Se o que você deseja é controlar suas finanças para não atrasar com os boletos, cartão de crédito e contas fixas, o planejamento financeiro é indispensável. 

Aplicativos

Com o avanço tecnológico, já podemos contar com inúmeros aplicativos gratuitos para o controle as nossas finanças, isso torna a tarefa de organizar os gastos muito mais simples e rápida. 

Você pode encontrar aplicativos de controle financeiro na Google Play Store e no Apple Store, conforme o sistema operacional do seu smartphone. 

Entretanto, o segredo para utilizar os aplicativos é nunca esquecer de lançar tudo relacionado as suas finanças, suas receitas e seus gatos, por menor que seja. 

Sendo assim, você vai ter uma visão mais clara da sua receita, ou seja, sua renda mensal. Também vai conseguir ver em maiores detalhes quais são os seus gastos fixos, e aqueles gastos supérfluos.

Cuidado com o cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser um grande aliado, ou um vilão, se você não sabe usá-lo com sabedoria.

Se você está passando por uma situação financeira apertada, dê prioridade a compras à vista, para que não se complique por mais tempo. 

Mas, caso você deseje usar o cartão de crédito, cheque seu saldo a cada 10 dias, e lembre-se de pagar a fatura integral no vencimento ou antes dele, para evitar multas e juros.

Mude os vencimentos

Algumas empresas permitem que você altere a data de vencimento da fatura, empresas de água, luz e algumas de cartão de crédito. 

Dessa forma você pode se programar para a melhor data de pagamento do sabesp 2 via de conta vencida, e evitar encargos, multas e a possível suspensão do serviço. 

Débito automático

Contas de luz, água e alguns outros serviços, liberam a opção de pagamento pelo débito automático

Essa é uma ótima opção para não esquecer de pagar a conta e sofrer com o juros. Mas é importante lembrar que para usar o débito automático, você precisa ter o valor na conta na data do vencimento. 

Lembre-se também de sempre conferir o pagamento, para tomar atitudes caso o valor descontado esteja errado.  

Reserva de emergência

Pode parecer um gasto desnecessário, mas ter uma reserva de emergência é extremamente importante para a saúde das suas finanças. 

Não conhecemos o dia de amanhã, e se uma situação delicada acontecer, a reserva de emergência vai te ajudar a passar por esse momento com mais facilidade. 

Uma reserva de emergência deve corresponder a seis meses do valor do seu gasto fixo, claro que você não vai separar esse dinheiro de uma vez, comece aos poucos, mas seja pontual, pois trata-se da segurança do seu futuro. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *